NotíciasBoletimContactosLivro de Visitas 
  Você está aqui: Home > Questões Frequentes

 


Veja também ...
 
Sobre a Empresa
 
Produtores
 
SGRU`s - Sistemas de Gestão de Resíduos Urbanos
 
Ecoparceiros
 
Recolha e Reciclagem
 
Questões Frequentes
 
Links
 
Boletim Ecopilhas
 
Legislação
 
Comunicação
 
Fornecedores
 
Factos e Números
 
Inquéritos
 

 
Questões Frequentes
 
< voltar
           

Porque surgiu a Ecopilhas?

O licenciamento da Ecopilhas enquanto entidade gestora do SIGRPA decorreu da publicação do Decreto-Lei nº 62/2001 de 19 de Fevereiro, revogado pelo Decreto lei 6/2009, que estipulava a responsabilidade dos operadores económicos pela gestão das pilhas e acumuladores usados, pela sua recolha seletiva, e valorização ou eliminação em unidades legalizadas para o efeito.

Desde 11 de dezembro que o Decreto-Lei n.º 152-D/2017, estabelece o regime jurídico a que fica sujeita a gestão dos fluxos específicos de resíduos de embalagens, óleos, pneus, EEE, pilhas e acumuladores e veículos (normalmente designado como UNILEX). Deste modo, o licenciamento da Ecopilhas para exercer a actividade de gestão de resíduos de pilhas e baterias portáteis e de gestão de resíduos de pilhas e baterias industriais, está ao abrigo do preceituado no Decreto-Lei n.º 152 D/2017.

Segundo a legislação, os produtores são obrigados a assumir individualmente essa gestão ou a transferir a sua responsabilidade para uma entidade gestora licenciada. A Ecopilhas apresenta-se como uma solução mais vantajosa uma vez que permite criar massa crítica e sinergias, otimizando, assim, os custos de todas as operações.

 







© 2003-2018 Ecopilhas
Sociedade Gestora de Resíduos de Pilhas e Acumuladores, Lda

tecnologia ínCentea       Política de Privacidade